Cómo detectar la DISLEXIA en niños y ayudarles a manejarla   Pequeocio

Como detectar a DISLEXIA em crianças e ajudá-los a lidar com ele – Pequeocio

Por Quando uma criança tem dificuldades , nós achamos que ele pode ter dislexia. No entanto, nem todas as crianças com problemas de leitura são disléxicas. Existem outras causas, por exemplo: O atraso intelectual. O , (Transtorno do Déficit de Atenção com e sem hiperatividade). É importante que você saiba reconhecer dislexia, seus sintomas e […]

Por

imagem15-02-2018-17-02-31

Quando uma criança tem dificuldades , nós achamos que ele pode ter dislexia. No entanto, nem todas as crianças com problemas de leitura são disléxicas. Existem outras causas, por exemplo:

  • O atraso intelectual.
  • O , (Transtorno do Déficit de Atenção com e sem hiperatividade).

É importante que você saiba reconhecer dislexia, seus sintomas e a maneira em que ele pode se manifestar. Se você acha que seu filho pode ter isso, você deve agir na hora. Dislexia leva ao fracasso escolar. Tenha em mente que para aprender a ler, e para demonstrar que as lições tenham sido aprendidas, não é para escrever.

Hoje vamos falar sobre isto. Meu objetivo é que quando você terminar de ler, você tem uma idéia clara do que a desordem e o que você pode fazer para ajudar a criança que sofre.

O que é dislexia?

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem da leitura e da escrita de natureza persistente e específicos. Ocorre em crianças que não têm dificuldades físicas ou mentais e cujo ambiente familiar e educacional oferece o que é necessário para aprender. Ela se manifesta quando a criança inicia a aprendizagem da literacia.

la dislexia en casa

As crianças que têm dislexia são inteligentes, eles podem até mesmo ser brilhante.

Causas da dislexia

causas de la dislexia

Ainda não se sabe com certeza a causa da dislexia. Os pesquisadores considerados várias teorias. Ele é conhecido por ter uma base neurobiológica, isto é, tem de ser uma organização diferente das células do sistema nervoso.

Os cientistas descobriram:

  • Algumas regiões do hemisfério esquerdo do povo, disléxico, lendo-relacionados, não o fogo.
  • Também de que o transtorno é muito hereditários (até 60% dos casos).

Como isso pode afetar as crianças que sofrem de dislexia

A dislexia é muitas vezes acompanhada de outros distúrbios, em seguida, falamos sobre comorbidade, tais como:

  • TDAH, (Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade)
  • , (dificuldade de aprendizagem da matemática)
  • Dysgraphia, Disortografía, (distúrbios da escrita)
  • Dispraxia, (coordination disorder)
  • Distúrbios emocionais ou comportamentais

Cada filho é disléxico é diferente, pois este transtorno não é apresentada da mesma maneira e nem no mesmo grau.

  • Crianças disléxicas podem ter dificuldades para pronunciar as palavras corretamente.
  • Reconhecer os sons que formam as palavras faladas.
  • Confundir sons semelhantes a (t/d, b/p).
  • Para lembrar os sons que corresponde a cada um script, (a letra), confundi-lo, por isso leia lentamente, de cometer erros.
  • Fazer rimas.
  • Para distinguir a esquerda da direita.

Como a dislexia manifesta-se em diferentes etapas da educação

♣ Um filho é disléxico, não precisa apresentar todos estes sintomas.

♣ Ter qualquer um deles não implica, necessariamente, ser disléxico.

Sintomas de dislexia na Educação Infantil (0 a 6 anos)

dislexia en preescolar

Para diagnosticar a dislexia deve ter passado dois anos desde que começou o aprendizado do leitor. No entanto, os sintomas podem ser detectados antes do ingresso na escola Primária. Nesta fase a criança:

  • Profere palavras de baixo calão.
  • Tem pouco vocabulário para a sua idade.
  • Dificuldade para aprender e fazer rimas.
  • Não é fácil aprender cores, letras e números.
  • Você pode ter falta de jeito motivo: não saltar bem, você não sabe andar de salto.
  • Dificuldades de orientação no espaço.
  • Custa-los para lidar com uma tesoura, para aprender o botão, ou o upload do zip.
  • Você pode ter problemas de comportamento devido à frustração.
  • Falta de atenção e impulsividade.

Reconhecer a dislexia no Ensino Primário (6 a 9 anos)

dislexia en primaria

  • Não me lembro do som que corresponde a cada um script e o confuso.
  • A sua leitura é lenta e trabalhosa, com regressões e fragmentação (ma mari borboleta).
  • Custos para automatizar a mecânica de ler e lê mais devagar do que o resto de seus companheiros de equipe:
    • No 1º ano da escola primária, menos de 35 palavras por minuto.
    • 2º a menos de 6 ppm.
    • Na 3ª abaixo de 85 ppm.
  • Os problemas persistirem cuidados.
  • Estrutura de custo frases corretamente.
  • As dificuldades de acesso ao léxico, (não pode encontrar a palavra certa).
  • Utiliza errado tempos do verbo.
  • Dificuldade para planejar e organizar suas tarefas.
  • Não é possível memorizar as tabelas de multiplicação.
  • Ele pula uma linha durante a leitura.
  • Não sabido, para resumir um texto, quando eles têm a leia e conte em suas próprias palavras.
  • Dificuldades para aprender outro idioma.
  • Alterar letras quando escreve ou ignorado.
  • Você pode fazer uso de ou adicionar letras que não correspondem.
  • Misture letras maiúsculas e minúsculas.
  • Construir frases pobres e a estrutura é errado sintaticamente.
  • Omitir os tiles e sinais de pontuação (espanto, pontos de interrogação, pontos, vírgulas…)

A dislexia no 2º ciclo do Ensino básico

dislexia

  • Dificuldade para usar corretamente os tempos verbais.
  • Vocabulário limitado e a pobreza da expressiva.
  • A baixa compreensão verbal.
  • Organizar e planejar o mal em suas tarefas.
  • Você tem uma baixa velocidade do leitor:
    • Lê menos do que 100 palavras por minuto, em 4º grau.
    • Abaixo 115 por minuto em 5º.
    • Não chegar a 125 a 6ª série.
  • Ainda tem dificuldade com a compreensão de leitura.
  • Você não entende a formulação dos problemas.
  • Não foi automatizada ainda as tabelas de multiplicação.
  • Sua escrita é irregular, descuidado.
  • Escrito composições são pobres em conteúdo, com vocabulário limitado.

Sintomas de dislexia no ensino secundário

dislexia en la ESO

  • Os sintomas da dislexia podem se manifestar nesta fase para a primeira vez, devido ao aumento da demanda na escola.
  • Sua leitura é muito lento e hesitante, por isso evita a leitura em voz alta.
    • Em 1, o QUE se lê menos do que 135 palavras por minuto.
    • Menos de 145 por minuto em 2º.
    • Abaixo 155 3º do ESO.
  • Quando ele lê alto, não cantada, tendo em conta o ponto de exclamação ou de interrogação.
  • Custa-lhe expressar ideias por escrito.
  • Você tem um monte de ortografia.
  • Sua baixa auto-estima e alto nível de frustração, pode causar problemas de comportamento.
  • Você se sente rejeitada pelo grupo.
  • Ele investe muito tempo para fazer sua lição de casa e estudo, e os resultados não são bons.

O processo de aprendizagem da leitura

A criança passa por diferentes fases até ser um bom leitor, mas para alcançá-lo, você deve ter:

  • Uma memória visual e auditiva bem desenvolvido, porque ele tem que se lembrar de como desenhar cada letra e como soa cada um deles.
  • Sua percepção visual deve ser bom, para reconhecê-los e não confundir letras com os outros.

Porque aprender a ler não é tão fácil como pode parecer. Oh

  • Estamos preparados para cima a letra e decidimos que cada um foi chamado de uma certa maneira.
  • Decidimos que cada um representa o som da nossa língua.
  • Mas as letras são chamados em uma só forma e sonoridade de outro, por exemplo, a /f/ é chamado de “efe” , mas o som é “fffff”
  • Nós também decidiu que é traçado a partir da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • Mas isso não é tudo. Uma vez que você tenha decorado as letras, você tem que aprender a colocá-los juntos para formar palavras. Por exemplo:

    Se a placa m – i m – a – m – a-j – u – e – g – c – o – n – m – i – g – o

    É capaz de ler: “minha mãe toca comigo”

    As duas rotas de leitura. O que são e para que servem.

    rutas de lectura en dislexia

    Quando a criança está aprendendo a ler, fá-lo lentamente, porque ele tem que ir se lembrar de como cada letra sons. É a decodificação e fazer isso é usando a Rota Fonológica. Pouco a pouco, à força de ler, ele vai memorizar as palavras que são repetidas e quando você lê-los você não tem para decifrá-los, lê-los “de uma vez”. Começou a utilizar a Rota Lexical.

    Ambos os percursos são importantes e necessários. O 1º vai permitir que você leia qualquer palavra desconhecida, porque ele vai saber para ser decodificado. O 2º vai dar-lhe a velocidade de leitura. Quando você usar a Rota Fonológica, todos os recursos cognitivos são dedicados a decodificar, mas não compreender. A Rota Lexical permite que você tenha uma leitura rápida e fluente, e para entender o que foi lido.

    Crianças com dificuldades de leitura, não ter comprado o 2º percurso de leitura, mesmo se eles estão em cursos de alta.

    Como saber se seu filho tem problemas de leitura

    Vamos analisar a sua leitura e sua escrita. Procedimento:

    Observe como ele lê. Você pode usar uma leitura do seu livro de texto. Você deve escrever:

  • Você lê as palavras com a greve de um primeiro olhar ou fragmentada?. Por exemplo. Imagine a frase: “esta manhã eu fui fazer compras.” Você lê lentamente?: “esta manhã eu fui fazer compras.”
  • Quando lee retorna para começar de novo?, (esta ma manhã)
  • O que confunde os sons das palavras, ou inventar?. (por exemplo, lê-se “perna x bata”)
  • Você lê fluentemente ou decodifica?. Se isso acontecer, o que é para onde não aplicável?.
  • Como ler va decodificação?. Você pode dizer que isso se ao ler você tropeçar em cima de um som:”“Co nocen o era para ir, mas fora nocen…”
  • Como entoa corretamente, parando em pontos, vírgulas, e pelo espanto e os pontos de interrogação?
  • Quando você terminar a leitura, peça-lhes perguntas sobre o que foi lido, mas que não necessitam apenas de memória, você precisa deduzir, para pensar.
  • Observe Como ele escreve:

    imagem15-02-2018-17-02-45

  • Você pode pedir que você escrever uma pequena história conhecida, ou para analisar pastas de trabalho.
  • Você tem muitos erros de ortografia?. Se assim fazer uma observação de que tipo de falhas são: que erros como escrever b no lugar de v?, não use o h quando deveria?. O que confunde o c com o q, (escreve cema, em lugar de queima)
  • Sua escrita é boa, é fácil de entender?.
  • Como conselho palavras que devem ser separados?, (myclass é muito pequena)
  • O que separa as sílabas das palavras e adiciona-los para o seguinte?, (ac sademi amigo)
  • Calcula a sua velocidade de leitura

    Velocidade de leitura é importante para a compreensão do texto e assimilar os conceitos. Não significa ler como um “papagaio”, mas com fluência, parando nos pontos e vírgulas, e cantar corretamente. A criança que tem dislexia é, geralmente, para fazê-lo lentamente.

    Velocidade de leitura refere-se ao “tempo que a criança leva para ler um texto, expresado in palavras lidas durante 1 minuto (ppm)”

    Procedimento:

  • Escolha um texto apropriado para o curso de criança.
  • Para ter à mão um cronômetro.
  • Colocá-lo em marcha, quando você começar a ler. Parar quando terminar.
  • Multiplicar o número de palavras no texto por 60.
  • Divida o resultado pelo número de segundos que uma criança leva para ler o texto.
  • O resultado é de palavras lidas por minuto.

    Como saber se a sua velocidade de leitura é boa

    Abaixo você vai ver a velocidade leitor apropriado a partir de 1º de ensino Primário para o 1º do ESO. Os valores são em percentis: 25, 50 e 75.

    Se a velocidade leitor da criança corresponde ao percentil 25, isso significa que o el 75% dos alunos em seu curso têm um melhor desempenho.

    O percentil 50 corresponde à média. A 75 significa que a criança está entre os 25% de alunos com desempenho mais elevado.

    Palavras por minuto, correspondentes a cada curso:

    Curso
    Percentil 25
    Percentil 50
    75º percentil
    1 primário
    18
    29
    44
    2º do primário
    47
    65
    90
    3º grau
    63
    81
    99
    Primária 4
    87
    111
    131
    Primária 5
    113
    133
    153
    Primária 6
    105
    135
    157
    1º secundário
    131
    151
    167

    Se você respondeu sim a mais de duas perguntas, e a criança lê significativamente mais lento do que o que é normal para a sua idade, certamente você tiver problemas de acesso ao código para ler escritor. Você deve consultar com um profissional para ver se você tem dislexia. Quanto mais cedo você ajuda, mais chances você tem de aprender a despeito de sua dificuldade.

    Como ajudar a criança a melhorar sua leitura

    mejora la dislexia

    Importante: Preparar a atividade como um jogo. Que tem que ser o espírito!. A criança deve ter o divertimento.

    Se você ver que ele ainda está usando a Rota Fonológica, veja o que você pode fazer:

    • Selecione o trecho em que eles têm dificuldades, (iniciar com apenas alguns).
    • Ele escreve seu nameit está nas cartas.
    • Entre os dois, procure imagens que representam. Se você gosta de desenhar, proponle para fazê-lo.
    • Você pode fazer diferentes atividades:
    • Distribuídos em cima de uma mesa os cartões com os desenhos.
    • Ele também coloca os cartões com seus nomes.
    • As criand deve juntar-se a cada imagem com o nome que corresponde a ele.
    • Este jogo vai ajudar você a memorizar os nomes e irá reconhecê-los sem ter que descodificarlos. Quando isso acontece, você pode:
    • Pegar todas as cartas com desenhos em uma pilha e coloque-os sobre a mesa, viradas para baixo (não mais do que 5 ou 6 no momento).
    • Coloque o nome de cartões em uma rolha de cortiça, de modo que a criança possa ver bem.
    • A criança pega o primeiro cartão e procure o seu nome na cortiça. Quando você encontrá-lo, ele vai colocar o desenho, com um pin acima do nome. Eu vou fazer a mesma coisa com cada cartão.
    • Como você vai memorizar as palavras, você pode adicionar outros e fazer outros jogos. Por exemplo, “o mapa do tesouro”: oculta nomes em diferentes lugares da casa e dar as faixas, (você pode fazê-los com desenhos) que irá levá-lo a eles. Como você vai encontrar os nomes, você precisa lê-los e colocá-los em rolhas de cortiça. Cada palavra encontrada irá dar-lhe um ponto. Os pontos, você pode trocá-los por certos privilégios.
    • Ordem de palavras para formar frases. Tem de introduzir as palavras separadamente e a criança a construir a frase.
    • Em seguida, você pode sublinhar o assunto de uma cor e o predicado de outro, (lembrá-los de como eles são reconhecidos).
    • Você pode incluir frases estão incompletas (pode perder o sujeito, o verbo ou palavras) para completar.
    • Quando a criança não se lembra do que você acabou de ler:

      • Quando você terminar a leitura de fechar o livro. Diga-lhe que você tem em suas palavras do que estava acontecendo na história. Ajuda com questões específicas:
      • Caracteres que apareceu?
      • O que você fez?… Pergunte para os detalhes, faça perguntas sobre cada personagem.
      • Se você gosta de desenhar, pode representar a história em quadrinhos, ou pelo uso de imagens.
      • Quando você contar o que estava no texto, sugerem que, resumindo não significa dizer tudo. Apenas as idéias mais importantes. Se você tiver problemas, você pode ajudá-lo. Para fazer isso, ensiná-lo a identificar o início da história, a parte central e o resultado.

      Se você não souber como fazer deduções:

      É a coisa mais complicada para aprender. Você pode fazer o seguinte:

    • Quando você está lendo, em um determinado momento, fecha o livro, e perguntar a ele como ele acredita que segue a história.
    • Você tem razão com sua resposta, você justificá-lo.
    • Hoje acabamos aqui. Espero que você tenha encontrado útil. Tenho certeza de que você vai vir para cima com mais idéias do que eu apresentei. Eu encorajo você a ousar colocá-los em prática, Você é o que você vai passar muito bem!

      Se você tiver quaisquer perguntas que você pode consultar em mim , sem problemas.

    Como detectar a dislexia em crianças e ajudá-los a gerenciar isso eu VOTO SE VOCÊ GOSTOU!

    video

    Veja mais em: , ,

    Inés Hijosa de Soluciona y Aprende

    Agnes Hijosa é um professor e educador especializado em transtornos de aprendizagem, além de metas , uma plataforma para ajudar profissionalmente para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem e desempenho escolar pobre.

    ¡Animar! Deixar um comentário…

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *